Um tanque criogênico estacionário vertical de nitrogênio líquido (N2) foi instalado nesta terça-feira, 6, junto ao Centro Integrado de Análises (CIA) da FURG. O tanque tem capacidade de armazenamento de 1.100 litros e foi cedido como parte do contrato firmado entre a FURG e a empresa Nitrovet Borella Ind. e Com.

Segundo a química da Escola de Química e Alimentos (EQA), responsável pela operação do aparelho de ressonância magnética nuclear do CIA, Caroline D'Oca, “a disponibilidade de abastecimento de criogênicos era uma demanda antiga da universidade, que tem agora a possibilidade de fornecer N2 líquido para os equipamentos do CIA e do Centro de Microscopia Eletrônica (Ceme-Sul), que dependiam semanalmente de transporte para outras cidades para seu abastecimento”. Além disso, destaca que a capacidade do tanque possibilitará estender o fornecimento para os demais laboratórios de ensino e pesquisa da FURG que necessitem de N2.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Secchi, a expectativa é de que a demanda por nitrogênio líquido aumente. “A estabilidade no fornecimento e a facilidade do acesso, além de suprir a demanda dos equipamentos lotados nos centros multiusuários vinculados à Propesp, dará maior autonomia aos pesquisadores da FURG que utilizam nitrogênio líquido nas suas pesquisas e também possibilitará a realização de novos experimentos”, destaca.